domingo, 19 de agosto de 2012

Olhar no espelho da alma

(...)
- Você está bem? - perguntei. No momento em que disse isso, percebi a besteira que tinha falado. É claro que ela não estava bem.
- Eu não sabia - murmurou ela.
- O quê?
Seus olhos estavam da mesma cor que a névoa sobre a ilha das sereias.
- Como a tentação poderia ser poderosa.
Não queria admitir que tinha visto o que as sereias haviam prometido a ela. Eu me sentia um intruso. Mas imaginei que devesse isso a Annabeth.
- Eu vi o modo como você reconstruiu Manhattan - contei. - E Luke e seus pais.
Ela corou.
- Você viu aquilo?
- O que Luke lhe disse no Princesa Andrômeda, sobre refazer o mundo do zero... aquilo de fato impressionou você, não é?
Ela se enrolou no cobertor.
- Meu defeito mortal. Foi isso que as sereias me mostraram, Meu defeito mortal é o húbris.
Eu pisquei.
- Aquela coisa marrom que passam nos sanduíches vegetarianos?
Ela revirou os olhos.
- Não Cabeça de Alga. Aquilo é humus. Húbris é pior.
- O que poderia ser pior do que húmus.?
- Húbris quer dizer orgulho, insolência Percy. Achar que você pode fazer as coisas melhor do que qualquer um... inclusive os deuses.
- Você se sente assim?
Ela baixou os olhos.
- Nunca teve impressão de que... que o mundo realmente está errado? E se pudéssemos refazer tudo do começo? Guerras nunca mais. Ninguém sem teto. Nunca mais dever de casa no verão.
- Estou ouvindo.
- Quer dizer, o Ocidente representa muita as melhores coisas que a humanidade já fez... é por isso que a chama ainda arde. É por isso que o Olimpo ainda existe. Mas, às vezes, a gente só vê o que não presta, entende? E começa a pensar do mesmo jeito que Luke: "Se conseguir destruir tudo isso, posso fazer melhor." Nunca se sentiu assim? Como se você pudesse fazer um serviço melhor se fosse o dono do mundo?
- Humm... não. Eu governando o mundo seria uma espécie de pesadelo.
- Então você tem sorte. O húbris não é seu defeito morta.
- E o que é?
- Não sei, Percy, mas todo herói tem um. Se você não tem descobrir e aprender a controlá-lo... bem, não é à toa que o chamam de "mortal".
Pensei naquilo. E não fiquei lá muito animado. (...)
- E então valeu a pena? - perguntei a Annabeth. - Você se sente... mas sábia?
O olhar dela se perdeu na distância.
- Não tenho certeza. Mas precisamos salvar o acampamento. Se não pararmos Luke...
(...)

[Trecho do livro O Mar de Monstros, da série Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan, paginas 206-207]

Nenhum comentário:

81433a______________SHNK_________________37927